sábado, 22 de agosto de 2009

USINA MASCARENHAS DE MORAES (Peixoto)

Depois da "inauguração" do blog e um bom tempo ausente volto agora com um novo post. Para aqueles que gostam de curiosidades, esta é uma visita feita a usina Mascarenhas de Moraes conhecida como Usina de Peixoto próxima a cidade de Ibiraci-MG, para aqueles que desconhecem, normalmente todas as usinas oferecem visitas monitoradas gratuitas, eu como um bom curioso fico fascinado por estas gigantescas instalações. Como podem ver nas fotos a seguir.

Guindaste
Painel de ControleSistema Operacional (SAGE), usado pelas centrais Furnas
Vista interna dos eletroímãs de um gerador de energia Westinghouse
(isto mesmo a mesma empresa da geladeiras, devo estar ficar velho mesmo, pois hoje já não se vê mais geladeiras desta marca por aqui.)

Eixo principal da Turbina (130 rpm, pensava que era mais rápido :-{ , a temperatura lá não é nada agradável)

Portinhola usada para manutenção nas pás da turbina.

Turbina em Funcionamento


Vista Sobre a Barragem

Algumas informações sobre a Usina de Peixoto:

Em 1950, a CPFL conseguiu a concessão para construir uma usina hidrelétrica num local situado próximo à cidade de Ibiraci. Sete anos depois, duas unidades, de 40 MW cada, entravam em operação. Esta foi a primeira usina de grande porte construída no rio Grande.

Localizada entre as usinas de Furnas (a montante) e de Luiz Carlos Barreto de Carvalho (a jusante), a Usina de Mascarenhas de Moraes está entre dois grandes complexos energéticos. Posteriormente, a regularização das vazões do rio Grande, realizada, sobretudo, pela Usina de Furnas, permitiu que mais unidades fossem instaladas e, em 1968, a então Usina de Peixoto alcançou sua capacidade final de 476 MW, com dez unidades geradoras.

Em dezembro do mesmo ano, Peixoto recebeu nova denominação: Usina Marechal Mascarenhas de Moraes. Somente em 1º de agosto de 1973, por determinação da Eletrobrás, a usina passou a ser operada por FURNAS.

Área inundada: 250 km²

Volume total: 4,04 bilhões m³

10 Unidades Geradoras(Turbinas)

Rotação do Eixo da Unidade Geradora
128,6 rpm (unidades 1, 2, 5, 6, 7 e 8)
138,5 (unidades 3, 4, 9 e 10)

Um abraço e até a próxima.

5 comentários:

  1. Muito bacana acompanhar suas "sandices" ! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Filder, boa noite.
    Conheço a Usina de Peixoto e já trabalhei em Furnas no ano de 1974/75 e sou apaixonado por usinas. Gostaria de receber imagens ou fotos dos locais antes das construções de Furnas e Peixoto, bem como durante suas construções.
    Meu e-mail é: armando-borges@ig.com.br.
    Resido em Guaxupé e gostaria de receber o máximo de materiais sobre estas obras.
    Agradecido pela atenção.
    José Armando de Souza Borges.

    ResponderExcluir
  3. Formidável seu trabalho! Aproveitei-o para um trabalho escolar que ficou maravilha.Grata.

    ResponderExcluir
  4. ME APRESENT, SOU ALVARO LICIO, TRABALHEI NESTA USINA POR 13 ANOS COMO ASSISTENTE TECNICO(SUB ENCARREGADO) DA MESMA VOLEI DEPOIS DE ANOS, MUITAS COISAS MUDARAM POIS AUTOMATIZARAM DE TAL FORMA QUE JÁ NÃO ERA MAIS TANTOS FUNCIONÁRIOS. TENHO MAIOR ORGULHO DE PRESTAR MEUS SEVIÇOS NESTA USINA. MEU END;licio.percio@gmail.com.

    ResponderExcluir
  5. adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    VIAJEI PARA LÁ COM A ESCOLA E AMEI

    ResponderExcluir